segunda-feira, 19 de julho de 2010

[RANDOM] Jogos velhos x Jogos novos

Tava tendo uma conversa com o Mauzy por MSN, e caímos no assunto. Segue a conversa:

Mat diz:
http://www.youtube.com/watch?v=GFHvxuuOymo&feature=related
tu tem idéia do quanto isso é nostálgico pra mim?
Maurício diz:
heiauoheuioaheouiah
Cara
Nunca joguei sonic :T
Mat diz:
é um must
pelo menos a primeira zona
nem que seja pra baixar um emulador de genesis (mega drive) e jogar só o começo XD
Maurício diz:
hueiaoheuioaheuioahueh
Se fosse baixar emulador.
Baixaria um de super nintendo e jogava super mario '-------------'
Mat diz:
eu já fiz isso
cheguei até sei lá, o 3º chefe e... enjoei .-.
Maurício diz:
ehuioaheuiaoheuiaoh
Tipo, eu acho mario um jogo legal e tal.
Mas sei lá, encaro como se fosse um jogo em flash que eu jogo no clickjogos. ehuiaoheauiohe
Tem xbox com gráficos super fodas e etc
Não tem porque pagar pau pra mario heuioaheauioheui
Mat diz:
eu... discordo
Maurício diz:
Ah, bls xD
Mat diz:
é que tipo
são esses clássicos que inspiram jogos novos
e tem muito jogo clássico, 2D, de gráfico 8-bits, que CHUTA BUNDA de jogo 3D feito esse ano
se não existisse diablo
não existiria dragon age origins, por exemplo
e se você jogar diablo
você vai achar o jogo MUITO melhor que muito jogo que você jogou recentemente
pode ter certeza
e a diferença entre esses jogos antigos pra jogos de flash
é que jogos antigos tinha uma storyline e eram compridos pra cacete
mario tinha MUITOS mundos
sonic tinha MUITAS zones
não são só joguinhos feitos pra tirar o tédio, eles eram masterpieces desde então
e continuam sendo XD
Maurício diz:
Ah cara. O fato de inspirar todos os jogos de hoje em dia eu entendo, é meio óbvio também. Mas não consigo achar mario de super nintendo que é um jogo que teu objetivo é pular em plataformas e em cima de bichos, mais divertido que fable por exemplo, que tem uma história muito mais bem elaborada, que tu pode ser do bem e do mal, casar, ficar rico, pobre e etc.
Acho que é um tipo de respeito por jogos antigos. Só isso
Nunca trocaria um pac-man por um call of duty, ou sei lá.
Mat diz:
ah, sei lá, eu acho que não dá pra comparar
são propostas TOTALMENTE diferentes
faz o seguinte
pensa num neandertal
ele vivia, não vivia?
fazia a função dele muito bem, não fazia?
caçava, comia, procriava
agora pensa num homo sapiens sapiens
ele continua vivendo, continua caçando, continua procriando
mas faz coisas a mais, porque evoluiu
só que não seria nada se não tivesse existido o neandertal primeiro
é uma evolução, não uma regressão XD
Maurício diz:
Ah, beleza. Uma coisa é respeitar o neandertal porque sem ele tu não existiria e etc.
Outra coisa é querer voltar a ser um neandertal.
Tipo, jogos estilo mario e sonic
Foram muito fodas, mas na época.
Ai tu pergunta pra um cara por exemplo: qual o jogo mais foda que existiu?
Sei lá, pra mim não é mario, nem sonic, nem pacman
Mat diz:
mas é que tu tá juntando tudo, cara XD
tudo bem, é o teu ponto de vista
mas tu pegar duas coisas completamente diferentes, jogar na mesma panela e criticar como se fossem iguais, não dá pra ter uma visão muito ampla de tudo, saca
Maurício diz:
Entendi o que tu falou, mas não consigo ver onde eu fiz isso o.o
Mat diz:
tu fez isso em todos os seus argumentos XD
"Nunca trocaria um pac-man por um call of duty, ou sei lá."
-"nunca trocaria um sonic por um mario"
-"nunca trocaria um halo por um call of duty"
essas duas seriam coerentes
mas do jeito que tu falou
parece que os dois são da mesma época, com os mesmos temas, mesmas propostas de jogo
(acho que essa conversa vai pro blog, na moral)
Maurício diz:
Na real eu peguei isso pra dar um exemplo. O que eu quis dizer. É que se tu me der qualquer jogo de xbox, eu vou me divertir muito mais do que qualquer jogo antigo.
Mat diz:
ah, até aí tudo bem, é o que eu ia falar
Maurício diz:
E afinal de contas, a proposta de qualquer video-game é fazer o cara se divertir '-'
Mat diz:
a proposta básica, talvez
mas cada um acha um jeito de fazer isso
FPS não tem a mesma proposta de... sei lá, god of war
de maneira alguma
sim, os dois querem trazer diversão
mas de maneiras muito diferentes
um te faz se sentir orgulhoso por acertar um tiro na cabeça, o outro te dá um berserk louco e você se empolga decepando membros
você se diverte nos dois?
sim.
do mesmo jeito?
não.
mas então
Maurício diz:
Ah, isso sim.
Mat diz:
tu dizer que não tem paciência pra jogar jogo antigo do jeito que joga jogo novo
eu também não tenho
mas falar que jogos novos são melhores em todos os sentidos não dá certo XD
Maurício diz:
Ah velho eu penso como tu falou antes. É uma evolução, não uma regressão
Por exemplo, aquele dia eu tava com uma vontade insana de jogar crash. Mas ai eu parei pra pensar que eu não ia me divertir mais como eu me divertia antes, e ficar 3h tentando passar uma fase (sim eu era noob).
Vai ver é porque eu to acostumado com outro tipo de diversão, vai ver gráficos mais detalhados e personagens um pouco mais reais.
Me divirtam mais
Mat diz:
mas não foi você que falou que gosta de personagens infantis? XDDD
ou jogos infantis, enfim XD
Maurício diz:
Pois é. Falo personagens reais no sentido de perfeição. Shrek 3 por exemplo é pra xbox.
Se me der um spyro pra xbox e um pra ps1. Provavelmente vou preferir o de xbox.
Mat diz:
ah, entendi errado, perdão
mas sim, saquei
Maurício diz:
Falo provavelmente porque não joguei spyro de xbox. Vai saber se a série decaiu e etc
Mat diz:
(sim, a série decaiu)
(mas isso não vem ao caso)
eu entendi seu ponto de vista, sim, só não concordo XD
Maurício diz:
Tranquilo. hah
Não que eu não respeite os jogos antigos ta ligado? Eu sei que sem eles eu não me divertiria com nenhum jogo de xbox hoje.
Só não consigo achar mario, por exemplo, um jogo foda, do caralho e etc.
É a mesma coisa, sem o neandertal eu não estaria aqui. Mas pra mim um nenadertal era um bicho burro pra caralho que não consegue se comunicar. eauiheauioh
Mat diz:
XD
acho que vai pro blog
hein
hein
hein
Maurício diz:
*Se pá, bora então
Mat diz:
alguma parte que quer que eu corte?
Maurício diz:
Sim, corta a parte que eu falei que eu era adotado.
Mat diz:
ok

7 comentários:

  1. hioahiaiohuauihaoi, nem sabia que o mauzy era adotado heim kkkkkk

    ahiuahaui, ta massa o blog, entro de vez em nunca mas ta legal kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Muita gente fica prestes a me espancar quando comento isso, mas lá vai: História, na maior parte dos jogos, é a parte menos importante. Mesmo em alguns RPGs, até. Digo isso não por não prestar atenção na maior parte, mas porque a maior parte é ruim mesmo. Funciona no contexto de videogame, mas não passa de muita coisa (salvo raras exceções).

    Entre gráficos, história e música, tem algo no meio menos perceptível mas muito mais importante quando se fala em video GAMES, que é a JOGABILIDADE. E é aí que algumas perólas antigas conseguem, sim, superar e divertir mais que jogos novos.

    Leve em consideração quantos botões você precisa pra jogar, digamos, Halo 3. Esse botão agacha, esse troca de arma, esse mira de perto, esse mira de longe, esse atira a arma primária, esse acelera, esse mexe a camera, esse.... 20 milhões de botões que você tem que aprender, em variações diferentes para veículos e para seu personagem.

    Compare com quantos botões Super Mario World tem: Um pulo giratório, um pulo normal, segurar/correr.

    Muitas vezes isso pode ser integrado harmoniosamente nos jogos, mas muitas vezes fica entre você e o jogo. Pra quem joga videogame desde que nasceu as vezes é difícil perceber isso, mas a sensação que eu tenho é parecida com dirigir com sapatos vs dirigir descalço, trepar com e sem camisinha.

    ResponderExcluir
  3. (continuação)

    Nesse e em um milhão de outros sentidos que não to com tempo pra dissertar, não necessariamente "um jogo de xbox te diverte muito mais que qualquer outro jogo antigo".Fable 2, Mass Effect, Call of Duty me deixam com uma cara de "Blergh" sinistra. Os jogos me enjoam infinitamente. Halo 3 literalmente me dá sono. Por quê? Talvez tenha a ver com as propostas diferentes em tempos diferentes. Jogos mais antigos, muitas vezes, eram feitas em empresas que eram quase "Art Houses". Hoje o négocio tem mais cara de linha de produção, talvez até mais profissionalizado mesmo, o que não é necessariamente bom. Mas o fato é que os jogos rumam num sentido de se tornarem cada vez mais parecidos com filmes. Tudo é mastigadinho, os gráficos são muito bem definidos, não tem muito espaço pra você divagar. Os jogos mais antigos são mais parecidos com livros, a narrativa muitas vezes é mais sugerida do que contada, em jogos muito antigos mesmo os gráficos são deixados em grande parte para serem imaginados.

    Quando eu pego um Mega Man dos mais antigos qualquer, me divirto sem coisas pra me atrapalhar no meio. Eu posso pegar o jogo e jogar, sem passar por tutoriais gigantes ou filminhos infinitos e constantes.

    Outra questão frequentemente levantada é que, por mais que vocês realmente possa ter se tornado um jogador melhor e não vá passar 3 horas pra passar de uma fase do Crash, os jogos realmente se tornaram mais fáceis. Muitas questões decisivas são resolvidas por "cutscenes interativos" que se aproximam muito mais de jogos de flash do que Mario. "Aperte B rápido para arrancar o Olho do Ciclopes! Aperte Triângulo para rebater os tiros dos piratas antes mesmo que eles atirem! Aperte uma seqüência de botões e faça o Sonic executar um pulo melhor!". Todas esses exemplos são verdadeiros. Pro jogador que procura dificuldade, muitas vezes ele tem que se relegar a FPSs. E o cara que não gosta de FPS, joga o quê? O primeiro Devil May Cry, no PS2, é responsável por GoW e toda a leva de ação em terceira pessoal que veio depois. Os reviews, na época, afirmavam que era o primeiro jogo a capturar a essência dos Beat'em'Ups 2D num ambiente 3D. Por quê? A ação, dita "inconstante, louca e estilosa" na época, comparada com qualquer seqüência da mesma série
    é bem branda. Eu voto que é porque você morria como um cachorro pra passar dos chefes.

    "AH MAS VOSSE É SOH UM SALDOZISTA QUE NÃO JOGA JOGOS NOVOSZ!"

    Mas não mesmo. Sou um feliz proprietário de um 360 e o jogo com bastante freqüência. Dos jogos mais novos, gosto bastante de Devil May Cry, Lost Planet e Ninja Gaiden. Mas meu jogo novo preferido é bem parecido com jogos antigos: Monster Hunter Freedom.

    Desculpa por não desenvolver as idéias o suficiente e só jogar um bando de rascunho assim, mas eu realmente tenho dificuldade em me manter na linha.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA Q PREGUIÇA SÉRIO DPS EU LEIO TD KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, sérião, foi uma discução muito inteligente ^^

    Só que pra mim, jogos são um meio de fugir desse mundo totalmente lixonico em que vivemos. Logo, quanto menos real e mais fantasioso for o jogo, melhor.

    Hoje em dia os jogos tentam recriar a realidade.

    Pra mim isso é fail.

    Mas não dá pra usar isso de argumento pois é apenas uma opinião pessoal.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, valeu pelo feedback, everyone.
    Bom saber que alguém está lendo.
    Valeu de novo pelos comentários, espero que gostem do blog e continuem lendo, porque a gente pretende postar bastante (:

    ResponderExcluir
  7. Jogos antigos rulam
    Tenho Fallout 3 aqui mas nem tenho paciencia de continuar jogando pq é tão complicado (e acho que me enrosquei numa parte mas w/e) mas enfim, hoje eu baixei Super Castlevania 4 (snes) e me diverti muito mais nessas 3~4 horas dele do que nas 3~4 horas iniciais do Fallout 3 (que foram um saaaaaaaaaaaco)

    ResponderExcluir