quarta-feira, 21 de julho de 2010

[INFO] "Morph"

Não sei se isso tem um nome "oficial", mas sabe quando você vai jogar algum jogo e o seu personagem principal é franzino, estranho e fraco, mas conforme você evolui ele - seja por level ou qualquer coisa - ele vai ficando mais e mais badass, musculoso, com armaduras mais legais, armas melhores, etc? Pois é disso que eu quero falar.

Em Fable, esse processo é tratado como "morph". E na minha opinião, é uma das coisas que mais me prende em alguns jogos. Por exemplo, em Fable, você começa magrelo, fraco, sem magias, sem habilidades com arco e flecha. Mas conforme você mata inimigos e ganha experiência, você pode distribuir esses pontos entre os seus atributos, ficando mais bombado (strength), mais alto (skill), ou suas veias começam a brilhar por causa da magia correndo nelas, criando marcas fluorescentes por todo seu corpo (will). E conforme o tempo in-game passa, há outro morph, independente de seus atributos: o envelhecimento. Sua cara cria rugas, seus olhos ficam opacos e seu cabelo fica branco.
A mesma coisa acontece em Fable 2, com excessão do processo de envelhecimento.

Em Crackdown - um jogo pouco conhecido pra Xbox 360 que pretendo analisar em breve - um processo semelhante acontece. Você toma o papel de um "Agente" de uma empresa - "A Agência" (duuurr), e deve eliminar gangues que infestaram Pacific City. Enfim, ao ponto, conforme você mata inimigos, você ganha experiência relativa ao modo que você matou: se matá-los com armas de fogo, ganha experiência de armas de fogo, e assim por diante. Dois dos atributos: Agility e Strength, ativam um morph que varia seu estilo de armadura e seu tamanho e seus músculos, respectivamente, e você acaba ficando SUPER BADASS no final de tudo, enorme, forte, rápido, dando pulos ao melhor estilo Hulk.

Coisas similares podem ser observadas em, por exemplo, Assassin's Creed 2, em relação à armadura de Ezio.

Enfim, onde quero chegar é: Jogos com morph sempre me atraem. O que mais me prende, e me concence a terminar o jogo, é isso. Além de querer ver o desfecho da história, quero ver como você vai ficar no final, quando liderar supremo e matar inimigos com um hit.

Quero saber sua opinião sobre esse tipo de coisa. Você acha que é só uma distração? É desnecessário? É estritamente necessário e devia existir em todos os jogos? O que vocês acham?

É isso aí galera, obrigado.

PS: Depois adiciono umas imagens pra exemplificar, mas agora tenho que sair, desculpem.

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