segunda-feira, 19 de julho de 2010

[ANÁLISE] The Elder Scrolls IV: Oblivion

The Elder Scrolls IV: Oblivion é um RPG Western que se passa na província Cyrodiil, do país Tamriel, num período pré-renascentismo/pós medieval.

No jogo, você toma lugar de um prisioneiro, sem explicação sobre o que fez para estar na prisão. Assim que o jogo começa você pode escolher seu gênero, raça, personalizar a fundo o rosto do personagem, cabelo, cor de olhos, etc. Quando a personalização termina, você tem a chance de andar um pouco por sua cela, sendo logo abordado pelo prisioneiro da cela vizinha, um elfo de língua afiada que te insulta e diz que você morrerá naquela prisão.Mas ele logo cala a boca e guardas armados entram na sua cela protegendo o imperador de Cyrodiil, abrindo uma passagem secreta de fuga para levar o imperador para fora da cidade, assim também abrindo um caminho para sua própria fuga. Enfim, estórias à parte, você sai da prisão e tem um mundo enorme para explorar.
(Primeira vista ao sair da prisão)

Oblivion conta com um número MUITO grande (sério, muito grande mesmo) de side-quests, dungeons, NPCs e... horas de diálogo.

Você tem duas opções de jogo: primeira pessoa e terceira pessoa... mas câmera de terceira pessoa é uma bosta fedida e molhada, o que nos deixa com apenas uma opção. Por mais estranho que soe um RPG medieval em primeira pessoa, é bem fluído, e você sente que se fosse em terceira pessoa não seria tão bom.
(Câmera de primeira pessoa)

Em Oblivion os NPCs tem inventórios completos. Guardas tem armaduras que usam durante o dia e roupas leves que vestem para dormir. Se por algum motivo o NPC pegar uma comida no cenário, ele vai comê-la quando for necessário. Tudo é lootável. Se você matar um bandido com uma armadura linda e armas poderosas, procure-as no corpo dele, e elas são suas.
(Menu de personagem, armadura fodástica)

Sendo sincero, agora. Oblivion é um dos melhores jogos que eu já joguei. Tá no meu top 5 (se é que eu tenho um), com certeza. É uma atmosfera mágica, os gráficos são bonitos, a jogabilidade é boa, e o tema é envolvente.

Uma curiosidade interessante é que a Bethesda, principal responsável pelo jogo, tem investido em mods para os últimos jogos dela. Mods são aplicações criadas por fãs para mudar, ou adicionar algo no jogo original. Através de softwares grátis que a própria Bethesda lança, fãs podem fuçar nos códigos e configurações do jogo a fim de... fazer o que quiserem. Em sites como The Elder Scrolls Nexus, há uma comunidade gigante dedicada somente às mods de Oblivion.

Por fim, recomendo a todos que se interessam por esse tipo de jogo.

Nota do Mat:
9,5 - só pra não ser fanboy e dar 10.

Links relacionados:
The Elder Scrolls Nexus
The Elder Scrolls (Site Oficial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário